top of page

Dr. Marco Antonio Garcia

Dr. Marco Antonio Garcia

dr marco antonio garcia.png

Especialista em Neurofisiologia, Engenharia Biomédica e Neuromodulação

O Prof. Dr. Marco Antonio Cavalcanti Garcia é Professor Associado III do Departamento de Biofísica e Fisiologia no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cargo que ocupa desde agosto de 2021. Com uma carreira acadêmica e científica consolidada, foi docente na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ) entre 1999 e 2018 e na Faculdade de Fisioterapia da UFJF de 2018 a 2021.

Formado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1994, também possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da Asce (2000). É Mestre (1998) e Doutor (2011) em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ, com um estágio pós-doutorado (2014-2015) realizado no Departamento de Física da FFCLRP-USP, focado na área de Biomagnetismo.

Seus interesses de pesquisa abrangem temas avançados em neurofisiologia, com ênfase no estudo dos efeitos de diferentes parâmetros de estimulação elétrica periférica na excitabilidade corticoespinhal de sujeitos saudáveis e de pacientes acometidos por acidente vascular cerebral (AVC), utilizando Estimulação Magnética Transcraniana (EMT/TMS). Além disso, dedica-se ao desenvolvimento e aprimoramento de métodos de aquisição e processamento da atividade mioelétrica no potencial motor evocado pela EMT. Mais recentemente, passou a investigar os efeitos da dominância/lateralidade no desempenho motor e na excitabilidade corticoespinhal de indivíduos saudáveis.

Com vasta experiência em técnicas como Eletromiografia de Superfície (sEMG), inclusive multicanal (HD-sEMG), Mecanomiografia (MMG), Reflexo de Hoffmann (Reflexo H) e Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), o Prof. Dr. Marco Antonio tem contribuído significativamente para o avanço das áreas de neurociência e engenharia biomédica no Brasil.

Seu trabalho é reconhecido por integrar inovação tecnológica e conhecimento fisiológico para ampliar a compreensão de mecanismos motores e desenvolver estratégias para a reabilitação de funções motoras em populações clínicas.

bottom of page